A leitura da Coleção das Crianças Daqui proporciona identificação direta com crianças da educação infantil e do ensino fundamental I. Para auxiliar o pós-leitura no ambiente escolar, preparamos algumas sugestões de atividades inspiradas nas oito histórias da coleção, abordando temas e relações com os parâmetros curriculares nacionais.
Acreditamos que as experiências com a literatura são diversas e dinâmicas, e por isso, o que vem a seguir são propostas que podem ser enriquecidas, substituídas ou criadas a partir de sua vivência em sala de aula e nos espaços de convívio com as crianças.
• Utilizar-se de objetos do entorno para criar as brincadeiras, como nas histórias de Roberta Asse.
• Listar com as crianças durante uma aula as várias brincadeiras que aparecem na coleção pode ser um bom jogo provocado pela leitura. Isso pode fazer sentido especialmente no processo inicial de alfabetização, pois ‘listar’ é uma atividade importante nessa etapa da aprendizagem.
Pé de uva, mão de menino:
– jogar um jogo inventado
– andar em carrinho de rolimã
– inventar coisas na cozinha
– colher frutas
O caso do tuiuiú:
– brincar com gravetos e folhas
– construir uma casinha
– brincar de casinha
– fazer comidinha de mentira
– confeccionar bonecas de barro
– desenhar
Sementes de cuidado e capim dourado:
– brincar de escolinha
– construir uma cidade
– fazer bicho de capim trançado
– colecionar coisas, como sementes, por exemplo
– nadar
– brincar no balanço
Conversa de viola e memória:
– correr atrás de pássaros e brinquedos que voam
– jogar futebol
– brincar de filmagem
– dar susto
– imaginar monstros em um monte de folhas secas
– Imaginar formas em nuvens no céu
Conto de desencontro:
– empinar pipa
– lançar objetos ao longe
– fazer barquinhos de folhas verdes
– olhar peixes ou outros animais para aprender com eles
– aprender palavras de outras línguas e brincar de ser outras pessoas
Travessia de Marina Menina:
– pintar barquinhos ou pedaços de madeira
– catar conchas
– brincar com o pé na água
– esconder coisas
– pintar as unhas
– brincar de roda
Escrita secreta de montanha e giz:
– fazer comidinha
– desenhar na borracha da sola do sapato
– observar o vento
– ouvir histórias
– ir a uma festa junina
– escrever um bilhete
Pedro Pio na margem do rio:
– contar história inventada
– colher frutas
– esculpir em caule ou madeira
– organizar campeonato de algum jogo
– fazer fantasia com folha
– pintar o corpo
– sujar-se de barro
Querido(a) professor(a), as ideias apresentadas aqui são possíveis desdobramentos que vão para além da história lida, são experiências e discussões que a leitura pode despertar. Ainda assim, cada livro lido deve fluir dentro do leitor com seu próprio ritmo e encanto. Se você tiver comentários ou relatos a respeito da utilização deste material, ficaremos muito felizes em conhecer. Escreva para o email roberta@criadeira.com.br